Nova Via na Pedra Roxa

A nova Via fica na Pedra Roxa, entre as Vias Vaca Preta e Boi Reto, em Secretário, Petrópolis – RJ.

Pedra Roxa

 A historia dessa Via começa entre 2001 e 2002, foi iniciada por Waldyr Oliveira Neto, Marcelo Garcia e Marcelo Mussel. Durante uma das investidas Waldyr caiu enquanto batia um grampo e rompeu ligamento, ficando a Via parada por todo esse tempo. Cinco anos depois eu Waldyr e outros parceiros, conquistaríamos a Via “A Soma de Todos os Medos”: 4º Vl+ A1 E3 810m, umas das maiores e mais bonitas Vias de escalada do Estado do Rio de Janeiro, mas depois disso Waldyr acabou aos poucos deixando a escalada de lado, o que foi uma pena, pois é um ótimo escalador e parceiro de conquista.

Recentemente após uma escalada na Pedra Roxa, observando a parte da Via que tinha sido conquistada, me veio a ideia de finalizar a mesma, mandei um zap ao Waldyr e perguntei se poderia retomar o projeto e acabar a Via, ele autorizou e rapidamente eu e Cris partimos para empreitada.
Apesar de não ser a melhor época para conquistar, pois além das chuvas de verão a Localidade de Secretário a bem quente, resolvemos ainda em outubro partir para essa missão. Entramos na Via (eu e Cris) que devia ter uns 35 metros já conquistados, logo no inicio tem de aderência e regletes, os grampos não são muito próximos, depois do segundo grampo vem uma sequencia mais vertical com agarras, seguindo assim por uns 20 metros, e voltando para os lances de aderência e regletes na chegada a parada. Os lances conquistados no dia (uns 20 metros) ficaram entre o 4+, e 5°, terminamos a enfiada e descemos, pois tínhamos outros compromissos ainda durante a tarde.
Voltamos duas semanas depois na companhia do Fernandes, parceiro de varias conquistas. Saindo da primeira parada logo dei de cara com umas passadas complicadas, possivelmente um 6+, lances de agarrinha e aderência, deixei bem protegido, passado o lance mais difícil, parei bati um grampo e entrei na sequencia dos agarrões (característicos da metade da parede da Pedra Roxa). Subi uns seis metros e bati um grampo, desci e Fernandes assumiu a ponta da corda, conquistou uns 30 metros, pegando boa parte da sequencia de agarrões, bateu uns 4 grampos, depois disso descemos, pois já era próximo das 13hs e fazia bastante calor.
Depois de duas tentativas abortadas por causa das chuvas, finalmente eu e Cris, conseguimos retornar a parede, Fernandes não pode ir, pois tinha outro compromisso.
Chegamos cedo, por volta das 7h e, para agilizar, subimos pela Via Boi Reto, que é bem mais fácil. Fomos até a Segunda parada e de lá fiz uma grande diagonal para esquerda até chegar ao ultimo grampo que o Fernandes havia batido na investida anterior. Daí fui subindo, bati uns três grampos, alguns lances de agarras outros de aderência, e depois de subir por uma boa sequencia de agarras, 3+, bati dois grampos, montei a parada e chamei Cris. Parei um pouco acima das lacas soltas que existem próximas a o diedro do Vaca Preta. Depois que Cris chegou jogamos uma das lacas, que estava bem solta para baixo. Na terceira e ultima enfiada a Via fica mais fácil. Da parada fui para esquerda, logo no inicio tem umas passadas mais delicadas, por cima de outra laca que também esta meio solta, mas depois ficou fácil, bati uns três grampos num trecho de 50 metros (fácil 3°), parei abaixo, cerca de 10 metros da ultima parada da Via Boi Reto (que fica a direita), fiz uma parada dupla e demos por terminada a conquista.
Eu e Cris no Final da via

Todas as três paradas da Via são duplas, é possível o rapel com uma corda de 60m, mas alguns rapeis serão em apenas um grampo. Convém levar costuras longas, pois a grampeação não é muito retilínea.
O nome da Via é uma homenagem ao grande amigo e irmão de corda, parceiro de diversas aventuras, Fernando Antonio Rezende Brito, ou para os amigos, simplesmente Brito, uma das pessoas mais iluminadas e de bom coração que já tive o prazer de conhecer na vida, porem que infelizmente nos deixou muito cedo.
Brito Faleceu ao saltar de Wingsut da Pedra da Gávea no dia 5 de junho de 2016. Como a Pedra Roxa era um dos seus points preferidos de escalada em Petrópolis, achei que seria o melhor lugar para poder prestar essa homenagem!

O grande amigo e irmão de cordada Fernando Brito


FORTUNA AUDACES SEQUITUR

Brito Audaz
Classificação: 4+ Vl+ 150m
Conquistadores: Waldyr Oliveira Neto, Alex Ribeiro, Cris Ribeiro, Jorge Fernandes, Marcelo Garcia, Marcelo Mussel.

Data da Conquista: 11/12/2016

Comentários

Postagens mais visitadas