Carlos Chagas - MG - 11/06/2017


Blitzkrieg


Boa noite! Hora de atualizar nossa viagem.
Ontem saímos de Cuparaque em direção a Teófilo Otoni, e dai para Carlos Chagas, pequena cidade localizada as margens da BR 418, popularmente conhecida como Rodovia do Boi.
Durante o caminho é possível apreciar dezenas de montanhas, cada uma mais bela que a outra. Quando nos aproximávamos de Carlos Chagas passamos pela Pedra da Boca, e logo mais a Frente próximo ao Posto Kaladão entramos na Fazenda Vitoria, local cercado por várias montanhas.

Pedra da Boca

Pedimos autorização ao capataz da fazenda para escalar uma das montanhas no dia seguinte e fomos cordialmente atendidos. Feito isso seguimos para Cidade de Carlos Chagas para procurar um hotel, pois já era umas 17hs. No dia seguinte saímos do hotel as 5h30 e fomos direto para fazenda Vitoria, tomamos café no carro e logo seguimos para base da parede, que ficava bem próxima. 

Pedra Riscada da Fazenda Vitoria

A Pedra escolhida possui varias canaletas, seguimos a que parecia mais promissora e tocamos para cima. A primeira enfiada foi um costão bem fácil, mas assim que entramos na canaleta a dificuldade foi aumentando, 4º, 4+, agarras quebradiças, e toca para cima. Não sabíamos exatamente qual o tamanho da parede, eu achava que devia ter uns 350 metros. O tempo foi passando, fomos subindo e nada da parede acabar. O cansaço foi aumentando, a toda hora pensávamos em descer, mas sabíamos que se descêssemos, dificilmente voltaríamos para terminar a via. O tempo estava ajudando, permaneceu com nuvens o dia todo. E assim fomos tocando parede acima, até que por volta das 14h finalmente chegamos ao fim. Foram 500 e poucos metros de via, conquistada em aproximadamente sete horas de escalada. 
Não fazia parte dos nossos planos conquistar uma via desse tamanho por aqui, mas ta feito. Batizamos a via de Blitzkrieg, uma tática de guerra conhecida como guerra relâmpago. Um dos motivos para terminar a via tão rápido foi nosso entrosamento, pois é a quarta via que conquistamos em oito dias, o fato da temperatura estar muito amena foi fundamental, pois a região aqui é muito quente, e é claro a nossa BOSCH GBH 18 volts. 
Nossos agradecimentos a Casa do Montanhista, pelos equipamentos (Chapeletas, Capacete, Sapatilha), e a Escalada Petrópolis pelos Grampos.


Pedra do Kaladão


Cris no inicio das canaletas




Cume, cansados, muita coisa!



Via: Blitzkriege: 4° IV+ E3 520 metros
Conquistadores: Alex e Cris Ribeiro
Equipamento: 02 cordas de 60 metros, 06 costuras.
Local: Pedra Riscada da Fazenda Vitoria, Carlos Chagas-MG
localizada aproximadamente a 68 km de Teófilo Otoni, seguindo pela BR 418, em direção a Nanuque. Ponto de referencia, Posto Kaladão.
Data: 11/06/17





Comentários

Postagens mais visitadas