Como Limpar sua Corda

Como limpar sua corda

Para lavar sua corda basta seguir alguns princípios bem básicos: usar água fria (nunca acima dos 30°) usar sabão neutro e secar a sombra.
O Ideal é levar sua corda só quando estiver realmente suja (com terra, ou preta de fuligem, o que ocorre quando a vegetação da parede se encontra queimada), partículas de terra de grãos muito finos podem cisalhar os finos filamentos de poliamida da corda. O que não significa que ela vá partir por causa disso, mas com o tempo vai perder suas qualidades, como capacidade de absorção de energia (elasticidade) e resistência a ruptura entre outras.

A corda suja tende a ficar mais dura, o que pode fazer que não funcione bem em alguns tipos de freios, em especial do tipo automático.

Para limpeza eu costumo deixar a corda um pouco de molho com sabão neutro (por volta de uma hora), se precisar troco à água e deixo mais um tempo (meia hora), depois a escovo (uso a escova da Beal a Rope Brush), mas você também pode usar duas escovas pressas com elástico, com as cerdas voltadas uma para outra, e passar a corda no meio.


É preciso um pouco de espaço para fazer isso, em apartamentos sem área de serviço essa tarefa é um pouco complicada, além do mais depois vai precisar de um local a sombra para ela secar, o que pode levar uns dois ou três dias.

Comentários

Postagens mais visitadas