De Itatim para Pedra Azul

De  Itatim  para  Pedra Azul

Sábado dia 24/06/2017, repetimos a Via Perdida na Toca, para tentar encontrar nossa câmera Gopro, perdida dois dias antes. Infelizmente as buscas não foram bem sucedidas e a câmera foi declarada “MIA”, missing in action.
Na parte da tarde fomos até a Pedra do Napoleão para fazer uma conquista saideira. Escolhemos uma parte da pedra que é bem pouco inclinada e começamos a subir, porém no meio da enfiada (30 metros) me deparei com uma colméia, a esquerda da via, dentro de uma chaminé. Desescalei para me afastar, observando o comportamento delas, mas elas não se alteraram com minha presença, desci até uma distância que achei seguro, bati e um grampo e rapelei, assim nossa ultima conquista nos sertões foi abandonada.

Ontem, domingo,dia 25/06/2017, deixamos Itatim e seguimos de volta rumo ao sul, parando em Pedra Azul-MG. Não confundir com a montanha Pedra Azul no Espírito Santo.
Já conhecíamos a cidade, pois há cinco anos atrás conquistamos uma escalada aqui. Nos acomodamos em um hotel, descansamos das quase sete horas de viagem e hoje de manhã (26/06) saímos para procurar uma parede para conquistar, o que não demorou muito, pois pedra aqui é o que não falta.
Escolhemos uma parede pequena (que são as mais raras aqui) e partimos para ela. Atravessamos um pasto, e depois de uns 30 minutos de caminhada chegamos na base de um pequeno totem de pedra, havia opção de ir pelo meio esquerda ou mesmo direita do totem, mas acabamos escolhendo esquerda.
Foram 40 metros de fenda, protegida toda com proteções móveis, no máximo um 4°, um pouco suja em alguns pontos e com umas croquinhas meio suspeitas para pisar. Acabada a fenda subi mais um pouco , bati um grampo de ½”, e chamei a Cris, ai demos mais três esticões de 30 metros, bem fácil, tipo costão do coloridos, e descemos.

Via Gafanhoto Marombeiro

Batizamos a Via de Gafanhoto Marombeiro, em virtude de uns espécimes bem parrudos que se encontravam próximos à base, quase do tamanho de uma maritaca.
Para a fenda usamos camelots® do .75 ao 4.5, mas se for só até o numero 4 vai bem. O último rappel ficou bem na conta, para nossa corda de 70 metros, por isso a dica é usar uma da mesma metragem.
No fim da tarde resolvemos rodar pelos arredores para fazer reconhecimento, passamos por várias paredes incríveis, com muitas possibilidades para novas vias. Amanhã vamos nos aventurar em uma delas, mas uma das pequenas, pois nossa cota de paredes grandes já expirou.

Alex na primeira enfiada

O velho 4.5 fazendo seu serviço


Cris chegando no fim da fenda





O que é um pontinho amarelo em Pedra Azul?

Comentários

Postagens mais visitadas